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06 junho 2017

DICA DO DIVÃ




CARBOIDRATO: VILÃO OU MOCINHO?!


Cada dia surgem novas dietas e teorias sobre os grupos de alimentos, e o grupo mais visado para ser eliminado é o dos carboidratos. Sem dúvidas você já ouviu falar ou até mesmo pensou em seguir uma dieta Low Carb. O intuito da matéria não é condenar ou enaltecer quem opta por esse tipo de alimentação, mas sim esclarecer qual função do carboidrato no organismo, e aí caro leitor, você fará sua opção!

A principal função dos carboidratos é fornecer energia ao nosso corpo, é como se ele fosse o combustível do organismo. Inclusive quem quer ganhar massa muscular tem que ingerir sim esse grupo de alimentos!

Por outro lado, quem deseja perder peso pode ter bons resultados se diminuir (leia novamente: DIMINUIR) e não restringir da alimentação diária os carboidratos. 

Mas independente se você quer ganhar, perder ou manter peso, o que você não pode deixar de saber é qual carboidrato escolher para que você atinja seus objetivos.

A melhor opção é consumir carboidratos que não foram refinados, triturados, moídos ou processados, ou seja, os integrais. Por quê? Porque os alimentos integrais conservam maior parte de seus nutrientes, com isso a quantidade de minerais e principalmente fibras é maior. Com isso, quando você come um pão ou macarrão integral ele te dará mais saciedade e você produzirá menos insulina se comparado com o pão branco.

Em outras palavras, quanto mais in natura você consumir esse carboidrato, melhor será! Mandioca é melhor que a tapioca ou farinha, aveia em flocos é melhor que a farinha ou a aveia em flocos finos, por exemplo.

Algumas sugestões para você fazer boas escolhas:


Melhores
Piores
Macarrão, pão, bolo, biscoito e arroz integral

Aveia em flocos e quinua

Tubérculos: mandioca, batata doce, inhame
Macarrão, pão e arroz branco

Biscoitos/ Bolachas recheadas
Granolas (alta quantidade de açúcar)

Barra de cereal

Sucos industrializados


Vale lembrar que cada pessoa deve adequar suas escolhas alimentares à sua rotina e orçamento!

E lembre-se: a internet tem todas as dietas, menos a sua. Procure um nutricionista para esclarecer suas dúvidas e fazer o seu acompanhamento nutricional.



Por Loriana Linhares - Nutricionista


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