-->


21 fevereiro 2017

DICAS DO DIVÃ


ESPAÇO SAUDÁVEL





No Divã da sua saúde

O que é IMC?






A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo, e é frequentemente causada por uma ingestão alimentar maior do que o gasto energético do indivíduo. Ou seja, come-se muito e se gasta pouca energia. Pessoas obesas apresentam maior probabilidade de desenvolverem doenças como hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, hipercolesterolemia (colesterol alto), problemas nas articulações, gota, apneia e até alguns tipos de câncer.

E como saber se eu tenho obesidade?

Como nutricionista, acredito que todo mundo já tenha ouvido falar do IMC, seja na academia, em algum programa de rádio ou TV e até mesmo naqueles anúncios em alguns sites, te convidando a calcular o seu IMC.

Mas afinal que sigla é essa?

IMC significa Índice de Massa Corporal e é considerado um dos indicadores da presença (ou não) de obesidade. Sua fórmula é expressa pelo cálculo utilizando peso e altura:

IMC = P/A²

A classificação do IMC segundo o Ministério da Saúde é:

Menor que 18,5 kg/m² - Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9 kg/m² - Peso normal (Eutrofia)

Entre 25 e 29,9 kg/m² - Sobrepeso (acima do peso desejado)

Igual ou acima de 30 kg/m² - Obesidade

Porém deve-se tomar muito cuidado ao considerar o IMC, afinal ele não deve ser o único parâmetro a ser considerado na avaliação do estado nutricional. Além do fator corporal, precisa-se avaliar o estilo de vida, fatores hereditários e até mesmo questões hormonais e psicológicas.

A obesidade tem tratamento, e para acompanhar no processo de perda de peso procure um profissional que irá te orientar e apontar o caminho mais seguro e saudável. Não acredite em dietas da moda, que te falam para ficar sem comer por horas ou que te privam de comer alguns alimentos. A perda de peso tem que ocorrer de forma saudável e segura, sem te expor a riscos!

Calcule seu IMC, mas não fixe apenas nele para ponderar sua saúde, afinal o seu peso é composto por água, músculo e gordura!



Por Lori Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...