-->


12 maio 2016

RESENHA FLICTS - ZIRALDO

Título: Flicts
Autor: Ziraldo 
Editora: Melhoramento 
Ano: 1969 


Continuando nossa serie de clássicos da literatura, hoje vamos falar de um escritor brasileiro super conceituado que tem suas obras reconhecidas e respeitadas por crianças, jovens e adultos.

Sinopse

Flicts é um livro infantil ilustrado do escritor, desenhista e cartunista Ziraldo editado pela primeira vez em 1969.Conta a história de uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Ao longo do livro, Flicts vai se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”.Contudo, Ziraldo presenteia o leitor com uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo. E Flicts também encontra seu lugar: a Lua.Editado no mesmo ano em que o homem foi à Lua pela primeira vez, Flicts é uma daquelas obras que resistem ao tempo, tal como a viagem de Neil Armstrong, que confirmou: “a lua é Flicts”. 


O livro começa “Era uma vez uma cor muito rara e muito triste que se chamava Flicts”, logo de cara nos deparamos com a tristeza dessa corzinha que se sente sozinha no meio de tantas cores fortes e lindas que a rejeitam. 

Ela sente que precisa encontrar seu lugar no mundo, por isso começa sua peregrinação, tentando encontrar seu lugar, nem que seja numa simples faixa de uma bandeira ao redor do mundo, e mesmo passando pelos países mais lindo e antigos, pelas terras mais férteis não se acha, então decide tentar se encontrar no mar e mesmo assim não consegue.... 

Ziraldo tem um cuidado ao desenhar as bandeiras, o mar...tudo é deito com a maior dedicação e cuidado para que o leitor possa sentir a tristeza e solidão de nossa corzinha 

"Não tinha a força do Vermelho 
não tinha a imensidão do Amarelo 
nem a paz que tem o Azul 
Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts" 

Depois de muito percorrer, finalmente nossa corzinha se encontra ao lado da lua e é feliz para todo sempre!!!!! 

Apesar de ter sido escrito em 1969. Esse livro é muito atual, pois relata o sofrimento e humilhação que muitas crianças passam por “serem diferentes” do padrão pré estabelecido pela sociedade. 

Ziraldo nos presenteou com um livro cuja mensagem principal e mais importante refere-se ao caráter e ao respeito que temos que ter uns com os outros uma vez que independente das diferenças, todos tem seu lugar no mundo. 


Por Dany Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...