-->


18 maio 2016

NO DIVÃ DA SUA COZINHA







Olá Leitores!

A dica do espaço saudável de hoje é uma leitura super bacana sobre o tema alimentação: o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Quem nunca teve dúvidas sobre comida saudável que atire a primeira pedra!

Ovo pode? Qual melhor iogurte? Jantar engorda? E por aí vai...

E para nortear nossas escolhas alimentares, nada melhor que um manual que respeita nossa cultura e os alimentos que temos acesso.
O guia aborda os princípios e recomendações de uma alimentação saudável e adequada para a população brasileira, respeitando hábitos de cada região do nosso país.
Já no capítulo um, o leitor encontrará a relação entre alimentação e saúde, reforçando o que Aristóteles ensinou: “Faça do seu alimento o seu remédio, e de seu remédio o seu alimento”. As recomendações do Guia servem para incentivar a adoção de práticas alimentares saudáveis a fim de promover a saúde da população e contribuir para a prevenção de doenças como a obesidade, diabetes e outras doenças crônicas.
O Guia aborda também as recomendações sobre os alimentos in natura e os alimentos industrializados, orientando de forma simples e objetiva a diferença entre os alimentos processados e ultraprocessados. Cada grupo de alimentos é abordado de forma que o leitor compreenda sua importância no corpo humano e como é a melhor forma de consumi-lo.

“A água pura (ou, como preferido por algumas pessoas, “temperada” com rodelas de limão ou folhas de hortelã) é a melhor opção para a ingestão de líquidos. Também faz parte da cultura alimentar do brasileiro o consumo na forma de bebidas como café e chá. Neste caso, entretanto, convém não adicionar açúcar ou, pelo menos, reduzir a quantidade ao mínimo.”


Ao final, as orientações são sintetizadas de forma prática nos “Dez passos para uma alimentação adequada e saudável”.
Para quem quer saber mais sobre alimentação saudável, aproveite a dica e mergulhe nessa leitura!

O Guia pode ser baixado no site do ministério da saúde:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...