-->


04 maio 2016

ESPAÇO SAUDÁVEL




Recentemente fui convidada para fazer uma palestra sobre marmitas para funcionários de uma empresa que não tem disponibilidade para almoçar ou jantar em casa, e recorrem à boa e velha marmita.

Acho que hoje em dia, a maioria das pessoas já passou por um período em que comeram ou ainda comem dessa forma. Pensando nisso, selecionei algumas perguntas muito comuns sobre o assunto para respondê-las aqui.



1. Qual melhor material?

Escolha um material de fácil higienização e que não absorva o sabor dos alimentos. Não há nada pior que comer um bife de frango com sabor da carne cozida de ontem.
Você pode optar pelo vidro ou por um recipiente de plástico mais resistente, e que tem a opção de ir ao microondas por exemplo. A marmita de alumínio também pode ser utilizada, desde que não s utilize um utensílio também de alumínio que poderá riscá-lo e passar o alumínio para os alimentos.



2. Como devo montar os alimentos?

Monte sua marmita separando os alimentos arroz e feijão da guarnição (legumes refogados, macarrão e farofas, por exemplo) e carne. Você pode utilizar um recipiente com divisórias. E armazená-la em geladeira assim que chegar ao local de trabalho. Caso você opte por uma marmita de banho-maria, mantê-lo no banho até o momento do consumo.



3. Como acondicionar a salada?

Armazene a salada em pote separado dos alimentos quentes. Tempere a salada de folhas no momento do consumo, para que elas não murchem. Opções para temperar: vinagre, limão (cortado na hora), ervas aromáticas, azeite.



4. Quais alimentos evitar?



Alimentos
Shelf Life curto*
Risco Microbiológico
Feijoada
x
Lasanha/ Caldos
x
Polenta/Purês/Pirão
x
Salpicão/Maionese/
x
Preparações com ovos
x
Preparações com carne seca
x
Panquecas
x
Carnes grelhadas e assadas
x
Legumes cozidos e temperados
x
Frituras em geral
x






















 Shelf Life: prazo de validade curta após a preparação desses alimentos





É claro que você não está proibido de levar aquela lasanha de domingo, mas é importante armazená-la corretamente na geladeira, e aquecê-la completamente antes de comer.


Regra de Ouro: Qualquer alteração de sabor ou cor nos alimentos pode indicar contaminação, por isso não arrisque: descarte o alimento!

Qualquer dúvida, deixe sua pergunta nos comentários, que responderemos com muito prazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...