-->


15 abril 2016

O DIA EM QUE O WATTPAD PAROU...


Bom hoje mudamos um pouco nossa programação apara falar de um assunto muito importante para nós leitores....


O dia em que o WattPad parou?

Assustou com o título da matéria? O Wattpad não parou realmente, mas podemos dizer que foi quase isso que aconteceu nesta quinta-feira dia 14... 

Todo o pessoal envolvido nas redes sociais que falam sobre livros e tal. Creio eu ficaram sabendo sobre o site espelho do nosso amado aplicativo Wattpad.


Mas o que é Wattpad? (Sim, tem muita gente que não sabe que o mesmo existe).


Para quem não conhece Wattpad é um site e aplicativo para leitura. Lá contamos com uma área para autores publicarem seus livros de forma gratuita, onde leitores que possuem uma conta cadastrada podem acessar e ler todos os títulos disponíveis. O aplicativo nos fornece livros maravilhosos, de autores nacionais conhecidos ou não.

Várias autoras e autores, que já são mais conhecidas e também que estão começando postam seus livros por lá. É uma forma de ganhar reconhecimento de sua obra, além de ter um maior contato com seus leitores. Através dos comentários, mensagens e tal.
Tudo muito lindo, muito legal, mas de uns tempos pra cá a coisa não esta sendo bem assim...
O app já vinha dando alguns problemas depois de recentes atualizações, eu mesma sou uma que não estou conseguindo abri-lo pelo celular. Várias autoras cogitaram a ideia de não postar mais por lá, devido às dores de cabeça que estavam tendo com o mesmo. O que seria uma pena, mas isso é pessoal e nós meros leitores não podemos fazer nada a não ser torcer para que isso não aconteça.
Mas as coisas tomaram grandes proporções quando nesta quinta feira um post avisando que o site estava sendo clonado foi jogado no face e em outras redes sociais. Nem preciso dizer que o assunto invadiu todos os meios de comunicação entres autores e leitores e a confusão estava formada.
O site Vietnam (site do país Vietnã) é um espelho do Wattpad, porém no app você tem acesso a leitura, mas não consegue copiar o texto dos capítulos ou baixa-los. O mesmo não acontece nesse site. Pelo que entendi - pois tentei entrar no site, mas não consegui - o site além de dar a opção dos capítulos serem copiados ainda tem como baixar o livro.
Por ser um site espelho tudo o que estava no Wattpad automaticamente estava no site. Então imaginem a confusão formada.
Várias autoras retiraram seus livros, outras simplesmente suspenderam as postagens até que tudo seja resolvido e outras, como eu, decidiram não fazer nada.
A questão é que além de conseguirem distribuir nossos livros por aí - preocupação maior claro com livros completos - podem também plagiar.
Realmente é um assunto muito chato. A pessoa passa horas escrevendo para ver seu livro sendo plagiado. Vamos concordar que e uma merda né.
O wattpad já foi notificado e em resposta disse que os programadores já tomaram medidas para que o site seja retirado e que as autoras não devem se preocupar com plágio, pois por pastarem lá já “garantem” que a obra é sua. Mesmo isso não foi o suficiente para acalmar a maioria.
Quem tem o app instalado provavelmente foi bombardeado de mensagens dos autores informado sua posição referente ao caso. Então nós do divã na leitura decidimos trazer essa matéria e ver o que os autores e os leitores claro, acham sobre o assunto.

Vamos ver o que o pessoal acha desse assunto.


Autores....
As perguntas foram as seguintes. 

1- Devido a esse problema do site espelho do Wattpad, algumas autoras retiraram ou suspenderam  suas postagens. Qual providência você tomou?

2- O que te levou a tomar essa decisão?

3- O que acha que isso acarretará para sua história?

4- Você pretende voltar a postar suas histórias lá?



S Miller
Indomável

1 - Por enquanto, resolvi aguardar as providências que serão tomadas pela plataforma. Como eu só deixo no Wattpad capítulos de degustação, não retirei, em respeito aos leitores que não têm nada a ver com a questão.

2 - A minha decisão foi baseada no respeito aos leitores. Ademais, sempre prefiro tomar atitudes com bases legais, e se eu tiver que tomar uma, será contra a plataforma Wattpad. Eles são os responsáveis pelas segurança dos dados.

3 - Não acredito que isso afetará de alguma forma meu livro. Lá só tenho alguns capítulos, meus livros são registrados sob ISBN e Direitos Autorais, o que me permite tomar decisões judiciais posteriormente. E um dos meus livros que está lá (alguns capítulos), foi lançado por editora, ela mesma se encarregará de tomar providências junto à plataforma.

4 - Pretendo voltar a postar futuramente. Por hora, estou apoiando as autoras que estão "de greve" na plataforma. Tomei essa decisão, principalmente porque não estava postando nada recentemente lá. Começaria a postar uma nova obra semana que vem, vou adiar até que a questão seja resolvida, e as outras autoras prejudicadas se sintam confortáveis a voltar a postar.

***

Patricia Rossi
Zane


1- Por hora não pretendo retirar as histórias. Mas também não vou postar nada mais enquanto isso não for resolvido.

3- Acho que para a história nada acontecera não. Levando em conta que não estão completas.

4- Sinceramente, há muito tempo que estou desanimada daquele site! Minha vontade era de escrever e já ir direto para a Amazon e livro físico! Não sei se volto a postar lá não.


***




Leticya Almeida 
 Destinos Ligados, O senhor das trevas, Coração gelado e outros.


1- Quando descobri fiquei muito chateada e compartilhei isso com as minhas leitoras dizendo que eu iria analisar a melhor opção para o livro se seria parar as postagens ou retirar. Mas, em segundos me deparei no que estava fazendo, uma grande tolice, pois infelizmente essa é índole do ser humano desde do início dos tempos, infelizmente entre os bons existe aqueles que semeia o mal, Eu iria retirar agora para mais tarde voltar acontecer, eu iria deixar minhas leitoras e meu sonho para nada. Então decidi deixar meus livros quietos aonde estão, e para quem fez isso, mais cedo ou mais tarde a justiça virá.

2- Meu coração, meu sonho e minhas leitoras que para mim é minha segunda família.

3- Isso me deixará mais forte e esperta diante as postagens, agora sei aonde o ser humano é capaz de chegar e isso deixa minhas histórias e minha escrita forte.

4- Claro. Não vou desistir tão fácil desse mundo, o Wattpad pode ter algumas falhas, mas foi ele que me apresentou esse mundo e me deu meus leitores fantástico, esse carácter horrendo do ser humano felizmente não foi capaz de destruir meus sonhos.

***



Ellen Belxhior

Amor Selvagem,Tudo Por Você.


1- Respeito as autoras que retiraram suas postagens,cada um pensa de uma forma. Mas eu,Ellen não vou retirar nenhuma.
São MINHAS.
E não importa quem as plagiar, São minhas ideias e conceitos.
A minha realização e não vou retirar nenhuma.

2- Como Já disse ai em cima independente de clonadas ou não elas continuam a me pertencer.

3- Não sei dizer.
Pode ser ruim ou pode ser que elas tenham mais repercussões. Mas não quero que ninguém se vangloriando em cima das minhas obras.

4- Vou dar um tempo mas postagens.até que seja resolvido o problema.mas não vou abdicar as minhas leitoras das minhas histórias.Não importa quem as esta clonando,minhas leitoras continuaram a ler minhas obras.


***

Widjane
Um conto quase de fadas - era uma vez
Um conto quase de fadas - felizes para sempre?
Por todos os dias da minha vida - trilogia perdidos - livro 1
Jericho - fanfic NE - #1
Bestial - fanfic NE #2


1 - eu editei cada capitulo dos livros que foram copiados. tirei a história deixando apenas um aviso do porque fiz aquilo. Sendo assim não perdi nem votos nem comentários. Esta tudo lá.

2 - eu fiquei com medo. Não entendi como funciona essas coisas pois foi um site e eu estou por fora. meus livros são registrados mas vai saber a intenção desse povo.

3 - eu espero que nada. Pois o wattpad reserva os direitos. Minhas leitoras não iram ficar prejudicadas e nen eu. Assim desejo

4 - olha eu vou finalizar as que estão lá com certeza. Porém o futuro ainda é incerto. Se bem que corrr o risco de acontecer em outros lugares então a questão é maior e o problema também.

***


 Maik Ximenes
 Pecando na Escola


1- Estou avaliando se retiro ou não, devido o hiato que se encontra minha estória.

2- Alguns motivos pessoais e emocionais me fizeram perder ideias, motivação e até inspiração. Quero muito voltar, mas não sei como fazer.

3- Se eu retirar, provavelmente, reescreverei e alterarei algumas (muitas) coisas para postar futuramente. Alguns leitores eu já perdi devido o tempo sem postagem. Mas repostar no futuro, com as devidas mudanças, pode trazê-los de volta.

4- Até eu descobrir outra plataforma que eu possa postar pública e gratuitamente, o Wattpad é a opção que tenho.

***


Tulane e Sandra

Paixão e preconceito


1- Retiramos o livro da plataforma e pretendemos retornar com as postagens na próxima semana.

2- Decidimos fazer isso por falta de informação e para esperar a solução desse problema.

3- Até o presente momento acho que não terá nenhum problema para nossa história.

4- Vamos retornar a postar nosso livro e futuros trabalhos.

***

 Lilian Guedes
 Apostas & Certezas / A Fera 2 - O Retorno.

1- Retirei os capítulos anteriores e continuo postando. Até que o problema não se resolva continuará dessa forma. Estarei postando, porém retirando capítulos anteriores. Deixei apenas 3 a 5 capítulos anteriores.

2- O Wattpad está de sacanagem com todo mundo. Mesmo com o tal surgimento do espelho/clone, a própria plataforma dá para copiar a história. (Acredite eu já fiz o teste para comprovar.) É um site conhecido e em vez de se preocupar com a segurança dos autores, parece se preocupar com outro tipo de coisa.

3- Muitas histórias ali de muitos autores, estão sendo prejudicadas. Não é de hoje que a plataforma está agindo de forma coerente.

4- Finalizarei os dois livros pendentes e ficarei afastada para ver no que dá. Mas as chances de migrar para blog são grandes.

***

 Mariane Santos "Mary Boorges"
-A Vingança 
-Putão 
-Seduzida Por Um Cafajeste

1- Bom, com tudo que está ocorrendo eu, assim como varias autoras conhecida minhas suspendemos as postagens por algum tempo, pretendemos voltar quando essa situação estiver sido resolvida, pois nossas leitoras não podem pagar por essas pessoas sem criatividade de fazer o seu copiando assim o trabalho de quem deu duro e suou pra criar algo bom. 

2- Essa onda de erros que estava ocorrendo no Wattpad, histórias sendo perdidas ou até cortadas, e pra chegar ao ápice de tudo eu vi história de algumas colegas sendo espelhadas.

3-Sei que muitas leitoras não entenderam e até nós julgaram, mas quanto a isso eu só posso lamentar, pois antes de qualquer leitura vem o meu esforço, e noite de sonos que perco para passar algo bom para quem ler, por outro lado sei que quando a história agrada o leitor, ele cobra sim, mais ele sempre vai compreender.

4-Sim, pois não acho justo que o Wattpad fique sem histórias e conteúdo por causa desse problema até porque o Wattpad já abriu muitas portas, porque nós iríamos virar as costas para ele agora?

PS: A leitura deve ser incentivada e não limitada.

***

 Bruna Piteri 
 Desejo à flor da pele 


1- Eu realmente fiquei bem preocupada com todo esse alarde sobre o site espelho do Wattpad, mais resolvi não retirar minha história da plataforma. 

2- Pelo que eu soube na própria plataforma do Wattpad da pra se copiar a história, e mesmo se não desse, eu tenho certeza que existem pessoas por aí que dispõe de tempo e má índole pra copiar palavra por palavra que está nas histórias. Infelizmente pdfs rolam solto por aí, tanto de livros nacionais, quanto internacionais. Então retirar as histórias ao meu ver, não vai resolver o problema, enquanto as pessoas que repassam as histórias sem autorização não entenderem que além de ser errado, prejudica nós autores que perdemos dias e meses pra escrever uma história, o problema não vai acabar.

3- Na minha opinião não acarretará em nada. Pois tenho minhas leitoras que me acompanham e me aponham, assim como a maioria dos autores que disponibilizam sua história na plataforma.

4-Claro, a única coisa que me faria parar de postar, seria se o próprio site desse um comunicado de que há perigo em disponibilizar a história na plataforma.

***

 Cris Andrade
 Me Rendendo Ao Amor e Nas Amarras do Amor

1- Eu optei por retirar todas as minhas obras. Pretendo voltar com elas e as postagens no Wattpad assim que essa situação esteja, realmente, resolvida. 

2- A facilidade do outro site em copiar. Pois qualquer pessoa, fora do país, poderia pegar minha obra e registrar como sua. Aqui no Brasil não, pois todas estão devidamente registradas, mas sabemos que o registro da BN só é válido dentro do nosso país. Então, para proteger o meu trabalho decidi retirá-las... Outro ponto: é a insegurança com o wattpad. Eles têm que ver melhor essa questão. Para mim é o melhor site para o tipo de postagem que faço, mas deixa a desejar nesse quesito.

3- Olha, teve alguns pontos negativos, pela falta de compreensão de alguns leitores. Tenho plena certeza de que perdi muitos deles é isso não é bom para nenhum autor. Eu prezo por meus leitores, mas antes tenho que pensar no meu trabalho.

4 - Sim, pretendo. Quando achar que o site está "seguro" outra vez.

***

Blenda 
Uma Paixão irresistível

1- Retirei meu livro da plataforma. Pretendo retomar com as postagens assim que o problema for resolvido.

2- Nos escritoras temos um enorme trabalho pra escrever cada capítulo e tudo que acontece no livro e aí vem acontece isso, mesmo eu sabendo que o livro já possa ter sido copiado eu tomei a decisão de retirar a publicação dele até tudo se resolver.

3- Todo esse problema irá atrasar mais a volta das postagens dos capítulos, pois eu estava a um bom tempo sem postar e logo agora que eu estava voltando isso acontece.

4- Se tudo for resolvido logo em breve irei repostar o livro lá sim.

***

 Lilian Rodrigues
 Dono do meu Destino

1- Muito triste tudo o que esta acontecendo, o que eu fiz foi retirar alguns capítulos e suspender as postagem do restante do livro até resolverem tudo e termo mais segurança. 

2-A decisão que tomei foi para a segurança do meu livro.

3-Espero que não tenha mais problemas do que já esta tendo, mas tenho certeza que logo será resolvido e voltaremos com as postagens tudo normal.
4- Você pretende voltar a postar suas histórias lá? Com certeza, em momento algum pensei em parar e deixar sem o final da história não deixarei meus leitores na mão jamais.

***
 Lu Santos
Meu Desejo e Improvável Destino


1- Fui aconselhada a retirar o livro da plataforma para evitar possíveis problemas, mesmo o livro ja estando registrado. No caso de Improvável Destino, vou conversar c a minha editora e ver se será possível reposta-lo. Se sim, postarei tudo em um único dia e deixarei por 3 dias disponíveis para os leitores terminarem de ler.

2- Meu livro vai ser lançado pela Editora Bezz e o meu maior medo é que mesmo antes do lançamento o livro seja distribuído em pdf ou q seja plagiado. Por isso retirei da plataforma.

3- Acredito q não haverá problema algum ja q eu ja tinha combinado de deixar o livro até hj, dia 15/04. 

4- Sim, pretendo. Mas postarei apenas quando ja estiverem concluídas e devidamente registradas.

***

Tuani Peters.
 Atraída por um Astro, Intocável e Sete Aromas do Pecado.

1. Suspendi as postagens até a regularização, espero esse final de semana já atualizar a obra.

2. Escrevo por lazer, não estou tão preocupada como uma pessoa que vende seus livros na Amazon/outras plataformas, que você disso. Acho uma sacanagem, mas também não tirei as obras para não prejudicar as leitoras. As obras em andamento até o momento estão suspensas.

3. Pode ocorrer plágio. Isso me chatearia muito, pois cada capítulo foi escrito com amor e esforço. Mas não foi só com a minha obra, todas as obras do Wattpad basicamente foram parar lá. O que me chateia é como aparece meu nome, minha foto, como a eu tivesse a postado la, sendo que é um roubo e imagem e direitos. Mas como não tenho fins lucrativos para as histórias que postei até agora, estou mais tranquila em relação a isso. Agora começarei a registrar na Biblioteca Nacional ou usar o safe creativity, para garantir minha autoria e evitar plágios.

4. Sim. Infelizmente a Internet dá espaço para hackers e esses "espelhos", nao somos os primeiros nem últimos que irão sofrer este tipo de ataque. Não irei deixar de postar, pois entendo que o erro não é do Wattpad, foi uma fatalidade e sei que eles vai trabalhar pra melhorar a segurança. Ainda acho que é a melhor plataforma de escrita online.

***

Nome Adriane 
Livro Tudo de Mim

1 - Não tomei nenhuma providência, pois, o site é meu porto seguro. Muitas estavam com medo de plágio ou que seja distribuída ilegalmente como e-book, porém se alguém plagiar como eu vou provar, se eu tirei do site? Além disso, corremos o risco de ter a história distribuída ilegalmente também no Wattpad, assim como em qualquer outro site.

2 - Racionalidade, não posso me desesperar, tinha que pensar mais a frente. Se eu for plagiada, as datas do próprio site me ajudam a provar que ela é minha. Plágio ocorre em qualquer lugar, então não faz muita diferença se está ou não no Wattpad.

3 - Qualquer outro risco que eu corria no wattpad. Estarei me expondo aos riscos, mas quem não faz isso quando começa a postar o primeiro capítulo?

4 - Sim, não vou parar. Wattpad é uma forma das pessoas conhecerem o seu trabalho, mesmo para quem não pretende viver dele. Além de aproximar autor e leitor, dando a chance de ver cada passo do caminho.

***

 Valentina K. Michael
 Trilogia executivos Indecentes (03 livros e um Bônus) 
• Admirador Secreto (1° Livro da trilogia Anônimos Obscenos)
• 12 Chances para o amor (1° Livro da Duologia o segredo dos Signos)

1- Minha previdência foi retirar os livros que estão completos do Wattpad e deixarei só como degustação. Os que já estão em andamento, eu vou continuar postando e retirando os primeiros capítulos.
2- Porque primeiro tenho que pensar nos leitores que estão acompanhando a historia, é chato pra caramba, ainda mais que meu livro está em reta final. Mas também tenho que pensar na proteção do meu trabalho, por isso, para evitar plagio, vou retirando os primeiros capítulos postados.

3- Não muita coisa. Meus livros são registrados e se vazar em pdf, posso mudar alguma coisa quando for publicar. Aumentar capítulos, colocar extras, como muitas autoras estão fazendo.
4- Os livros que ainda não comecei, serão iniciados só se esse problema for resolvido. Se não, escreverei apenas para a Amazon de agora em diante.

***

Nanná Félix
 Doce Inimigo/ A Filha do Mar


1- O wattpad e uma plataforma que te possibilita maior reconhecimento da sua história, entretanto ele tem me desapontado em vários aspectos e este só mostrou mais de sua decadência.
Eu por enquanto não tenho nada postado, mas se tivesse não retiraria.

2- você já postando sua história na própria plataforma já está correndo o risco de plágio, afinal não é muito difícil copiar e colar as histórias por lá então, o que um site vietnamita viria a ser motivo de retirada? Eu entendo o que as autoras estão passando e não digo algumas....TODAS! Damos o nosso sangue para construir uma história, capítulos e idéias para projetos futuros. Trabalhamos dia e noite por que amamos o que fazemos, mas a melhor opção que você tem antes de postar qualquer história: REGISTRE. Aprendi isso por experiência kkkkkkkk

3- Sinceramente nada!

4- Bem, como dito antes o wattpad está não somente me decepcionando como qualquer autor. Por enquanto irei sim continuar, mas nada me impede de trocar de plataforma. Fazer meu próprio espaço nesse enorme ramo virtual.

***

 Dayane Paula
 Promessa de Amor e Promessa de Prazer


1- Eu achei melhor suspender as postagens. Até porque não adiantaria eu remover a história. Nenhumas das minhas estão completas, então eles não fariam um plágio de seis ou sete capítulos. Voltarei a publicar ainda essa semana.


2- Resolvi apoiar uma "greve" das autoras, para exigir uma melhora na plataforma e mais segurança para nós.

3- Não faço a menor idéia. Conversei com algumas leitoras e elas me apoiaram.

4- Sim. O wattpad tem problemas, mas foi lá que eu comecei e amo a interação que tenho com os leitores de lá . Mas nada me impede de postar em outra, ao mesmo tempo.

***

 Jennifer Souza
Coração Domado, Ensina-me a amar, Enfeitiçado por ela, Destinos Cruzados, Doce & Imoral, Indomada, Paixão Proibida, Doce Tentação, Opostos, Devassa, Um toque de Luxúria...

1-Deixei todas as histórias em rascunho, pretendo retomar as postagens assim que isso for resolvido, se não; pretendo retornar dia 18/04

2- Pela facilidade em copiar nossas obras, assim não temos segurança alguma.

3- Acho que vai ficar tudo normal após o retorno.

4- Se tudo for resolvido sim, se não essas serão as últimas histórias que postarei na plataforma, futuramente encontrarei outra plataforma de postagem, porém acredito que tudo será solucionado.



***


Sue Hecker 
O tutor


1- Não tiro o livro, pois já estou na plataforma ha quase 3 anos e já me aconteceram coisas semelhantes e até piores e nunca deu em nada. Ladroes usando quando roubar algo vão fazer isso de qualquer jeito. Com facilidade ou não. E o wattpad da pra plagiar também, a pessoa tira print se quiser, como eu disse quando alguém quer fazer algo, faz. Ela n vai tirar da plataforma. Só irei retirar da plataforma se acontecer algo que me aborreça muito.

2- Eu nasci no Wattpad e é la que tenho meus leitores fieis e que tenho muito carinho.

3- Já passei por coisas piores no aplicativo. Minhas histórias nunca foram para o Hanking. Sou uma autora restrita, para ter leitores e só no boca boca, coisa que meus leitores ajudam muito.

4- Não vou tomar medidas drásticas e penalizar meus leitores por algo que acho que não é tao ruim assim.


***
Vamos ver agora o que nossos queridos leitores pensam sobre isso. A pergunta foi a seguinte.



O que você, como leitor, acha em relação aos livros serem retirados da plataforma?


“Horrível.Não gostei.Tô triste. Como vou saber onde parei as leituras? Leitora Juliana Luiza Moellmann – Santo Cristo-RS


“Capitalismo purin !As autoras só pensam em colocar na Amazon, acredito que poderiam deixar os livros na plataforma e quando fosse pra Amazon acrescentassem bônus e capítulos extras, não iria atrapalhar em nada acredito eu." Leitora Débora de Barros Silva – Belo Horizonte- MG


"Eu acho péssimo. Porque os leitores acompanham fielmente as histórias, votam, comentam pra ajudar o autor e aí por causa de um problema do sistema são as mais punidas. E a gente cria uma expectativa esperando os próximos capítulos que demoram mais ainda pra serem postados. Eu entendo o problema do plágio, mas eles precisam pensar nos leitores também." Leitora Carol Defendi - Uberaba-MG


" Muito chateada. Um desrespeito ao leitor e ao escritor" Leitora Josiane Amorim - Joinvile- SC

" Muito mal e triste. Porque pelo wattpad a gente conhece o livro e depois podemos compra-lo". Leitora Eva Costa - São Paulo - SP

" Me sinto muito triste e ao mesmo tempo preocupada não só em relação as meninas, mas também as nossas postagens e dados cadastrais. Porque como eles clonaram o site em si, quem garante que a segurança de nossos cadastros ou até mesmo de nossos celulares, e em relação as escritoras, sinto frustração e ao mesmo tempo aflição delas terem seus trabalhos clonados, porque tenho certeza que cada história é feita com muita pesquisa e dedicação diária pra estarem ali, e estar passando por isso não deve ser fácil, é muito triste tudo o que esta acontecendo para ambos os lados. Nós porque ficamos com medo de acessar a plataforma e elas de postarem". Leitora Fabiane Nascimento. 


"Fiquei triste, passo os dias louca pra ter um novo capítulo. 
Daí isso acontece e sei que não vou mais ter o capítulo. E frustrante. Mas claro que entendo todas as escritoras, se eu tivesse lá minha obra também ficaria com receio, mas ainda assim é triste não ter mais os meus livros favoritos disponíveis.". Leitora Jaqueline

"Sobre esse assunto, acho uma grande injustiça! Autoras batalham a cada dia para escrever, expor suas ideias, tentam ao máximo satisfazer os leitores e a si mesmo com as estórias q escrevem, para uma pessoa ou pessoas hackearem o wattpad e disponibilizar suas estórias em um site? Que da para baixar? Até estórias que estão incompletas? Isso é um absurdo! Eu penso "Qual o propósito de fazer isso se o wattpad é grátis?" O que faz com que seja mais absurdo ainda! Fora que prejudica até os leitores, já que algumas escritoras pararam de postar... Espero que isso se resolva logo, as autoras merecem isso!". Leitora Gabriela

"Eu acho que os escritores(as) não deviam tirar seu livros da plataforma, porque tem gente terminando, ou que estava lendo.." . Leitora Lara Carvalho


"Olha, na minha opinião não deveriam tirar seus livros, por mais que estejam sofrendo plágios. Só sei que esse cara é um filho de uma @$#%¶Π^, porque fez isso? Quer ficar famoso? Põe uma melancia na cabeca e sai cantando na rua a música " let it gol ". Leitora Rayssa

"Fique triste, com isso, e também teve muitas autoras que vão para de postar até isso ser resolvido
Pois foram suspensos mtas estórias me pergunto se foi necessário uma vez que as estórias são devidamente registradas. 
Espero sinceramente que isso ñ perdure por mto tempo
Eu achei tbm uma falta de respeito com todos os escritores. Vcs ficamos tanto tempo pensando e trabalhando em um livro pra depois eles copiarem,isso não pode acontecer. Agora todos os livros estão parados e não se sabe quando poderemos voltar a postar.". Leitora Tamires

"Eu acho justo, entendo o lado das autoras. Se fosse comigo, eu com certeza teria retirado. Devemos entender o lado de todas, é chato? Sim, muito. Mais não temos muito o que fazer a não ser aceitar." Leitora Gislayne Setubal


"Olha é um pouco decepcionante,mas compreensível. A Humanidade de hoje só pensa em se dar bem às custas dos outros,e com esse site espelhando o wattpad, não sei ao certo como funciona,as obras das autoras estariam expostas e poderiam até mesmo ser tomadas e publicadas como deles.Então,eu como mera leitor,compreendo perfeitamente a situação, e espero no final dar tudo certo,sem as autoras serem prejudicadas,retornando assim as obras para a platarfoma. E no final ficam todos felizes!!." Leitora Mariana Luiza



Bom galera.. Opinião é algo muito pessoal e podemos ver que estão bem divididas as coisas sobre esse assunto. Espero sinceramente que o problema seja resolvido e que reine a paz no Wattpad.
Gostaria de agradecer a cada pessoa que nos doou um pouco de seu tempo, para tornar essa matéria possível, a vocês um grande beijo...

Atenciosamente equipe No divã da leitura.

6 comentários:

  1. Aí gente o que dizer desde corretor de celular? Agora que vi que ficaram dois erros horríveis ali. Mas muito Boa matéria! Obrigada pelo espaço.

    ResponderExcluir
  2. Aí gente o que dizer desde corretor de celular? Agora que vi que ficaram dois erros horríveis ali. Mas muito Boa matéria! Obrigada pelo espaço.

    ResponderExcluir
  3. Vamos aguardar para que tudo se resolva, mas estaremos retornando com nosso livros está semana para plataforma.
    Para quem ainda não conhece o nosso livro "Paixão e Preconceito" com a parceria da minha amiga Sandra Regina, venha conhecer.
    Beijos meninas e obrigada

    ResponderExcluir
  4. Vamos aguardar para que tudo se resolva, mas estaremos retornando com nosso livros está semana para plataforma.
    Para quem ainda não conhece o nosso livro "Paixão e Preconceito" com a parceria da minha amiga Sandra Regina, venha conhecer.
    Beijos meninas e obrigada

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar...